FAQ PERGUNTAS FREQUENTES

SOBRE A PÓS
O que é pós-graduação?
São cursos realizados após o término da graduação, seja esta um bacharelado, um tecnológico ou uma licenciatura. Aqui entram as Especializações, os Mestrados e os Doutorados.

AMPARO LEGAL:
Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:
• Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25de setembro de 2008: Art. 1º
• Resolução n° 2, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
• Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
• Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Lato sensu designa todo curso que se segue à graduação e destinado ao aperfeiçoamento e a especialização em uma área certa e limitada do saber ou da profissão. Já os cursos stricto sensu conduzem à obtenção de um grau acadêmico, e subdividem-se em dois ciclos: mestrado e doutorado.

Pós-graduação e Especialização são a mesma coisa?
Não. Essa é uma dúvida frequente e tão comum que chega a acometer tanto alunos quanto professores. É preciso esclarecer a terminologia: qualquer curso feito depois do ensino superior (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) é considerado “pós-graduação” Lato-senso. E qualquer curso que seja elevado para tornar o aluno apenas especifico para uma determinada área é uma Especialização. Que é diferente da especialização Stricto Sensu que engloba Mestrado e Doutorado, ambas voltadas para quem deseja trilhar uma carreira acadêmica.

Qual é a diferença entre MBA e Especialização?
Alguns MBAs (Master Business Administration) são especializações (pós-graduação lato sensu), outros são simples cursos de aperfeiçoamento. Para ser considerada especialização, o curso deve ter duração mínima de 360 horas e atender a alguns requisitos do MEC.

Quanto tempo dura os cursos de pós-graduação?

Um curso de especialização deve ter duração mínima de 360 horas.

Um curso de pós-graduação feito à distância tem a mesma validade de um presencial?
Sim. O diploma não faz indicação de que o curso foi feito a distância. Por enquanto apenas os cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização) são autorizados pelo MEC para a modalidade à distância.

Com um curso de pós-graduação posso atuar em uma área diferente da qual me formei?
Não. O que determina a área de atuação é a graduação. A pós-graduação não irá autorizar você a exercer funções que dependam de habilitação por meio da graduação.

MODALIDADE DE ENSINO:
Os estudos são realizados na modalidade semi-presencial e não depende da formação de turma.
A metodologia desenvolvida à distância busca valorizar a experiência prévia do aluno, proporcionando estudo individualizado e flexível.

QUEM PODE FAZER O CURSO?
Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu serão oferecidos aos portadores de diplomas de curso superior reconhecidos pelo MEC.

ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
As atividades avaliativas contarão com questões de múltipla escolha e discursivas. Para aprovação na disciplina, o aluno deve atingir nota superior ou igual a 70% (setenta por cento). A ênfase será dada à capacidade, como aluno (a), de aplicar os conhecimentos de forma interdisciplinar, sempre relacionando a teoria com a prática.

CONCLUSÃO DO CURSO:
Para a conclusão dos cursos, é preciso observar as seguintes obrigatoriedades:
• Ter entregado toda a documentação exigida;
• Ter no mínimo 06 meses de curso;
• Ter aprovação em todas as disciplinas;
• Ter aprovação no TCC – Trabalho de Conclusão de Curso;
• Ter quitado todas as parcelas do curso;

Para maiores informações entre em contato pelo nosso Chat ou pelo tel: 27 – 3094-9736

Av. Central, 1.355, Laranjeiras - Serra/ES
Fone: (27) 3094-9736 / 99747 4041 -contato@cursoseap.com.br
©2016. EAP. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Italic